Correção da ginecomastia: plano de saúde deve custear tratamento

Correção da ginecomastia: plano de saúde deve custear tratamento

Correção da ginecomastia: plano de saúde deve custear tratamento

Se você está em dúvida se o plano de saúde cobre ginecomastia, saiba que a ANS prevê a cobertura desse procedimento.

Nesse sentido, se o seu plano negar a você o custeio, podemos considerar que essa negativa é abusiva e com uma ação judicial a decisão pode ser revista a seu favor.

Ao longo deste artigo, entramos em mais detalhes sobre como o plano de saúde cobre ginecomastia. Acompanhe!

O que é Ginecomastia?

A ginecomastia é uma condição que afeta os homens levando ao aumento descontrolado das mamas.

As suas causas tem haver com o desenvolvimento anormal das glândulas mamárias masculinas devido a um desequilíbrio hormonal.

Alguns fatores que podem contribuir para essa produção anormal de hormônios são:

  • efeito colateral do uso de anabolizantes;
  • obesidade;
  • infecções nos testículos;
  • insuficiência renal;
  • efeito colateral de medicamentos.

Abaixo, explicamos se o plano de saúde cobre ginecomastia e como conseguir esse procedimento.

Plano de saúde cobre Ginecomastia?

Sim, o plano de saúde cobre ginecomastia.

Isso porque a correção da ginecomastia faz parte do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Esse Rol de Procedimentos se trata de uma lista que informa os exames, medicamentos, cirurgias e procedimentos que têm cobertura obrigatória pelos planos de saúde.

Como saber se meu plano cobre ginecomastia?

Para saber se o seu plano de saúde cobre ginecomastia, basta entrar em contato com eles e confirmar o custeio do procedimento, uma vez que ele faz parte do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS.

Como é feita a indicação médica para cirurgia de ginecomastia?

A indicação médica para cirurgia de ginecomastia costuma ser feita por um cirurgião plástico que avalia o seu caso e propõe a técnica mais adequada.

Nesse processo, ele irá solicitar alguns exames para avaliar a sua saúde geral, como ultrassom de mamas, para saber qual é a composição do aumento das suas mamas e para entender qual é o tratamento que faz mais sentido para você.

Alguns pacientes precisam fazer um acompanhamento com endocrinologista para conseguir eliminar definitivamente o problema.

Caso o aumento das mamas tenha sido ocasionado por conta do acúmulo de gordura na região, o médico pode orientar a perda de peso ou outros tratamentos além da ginecomastia.

Plano de saúde negou cobertura da ginecomastia: o que fazer?

Como falamos até agora, o plano de saúde cobre ginecomastia, mas caso a sua operadora tenha negado esse procedimento a você, o primeiro passo é exigir essa justificativa da negativa por escrito -  algo que é um direito seu.

Além do mais, você precisa ter um bom e completo relatório médico contextualizando o seu quadro clínico e justificando a razão deste tratamento e as consequências da ginecomastia para sua saúde física e psicológica.

Com isso em mãos, você pode entrar com uma ação judicial contra plano de saúde e constatar a ausência do seu tratamento.

É possível ingressar com pedido de liminar para que a sua cobertura seja garantida mesmo antes do final do processo.

E na justiça também é possível ter o ressarcimento de suas despesas médicas relacionadas a correção da ginecomastia, caso o seu plano de saúde tenha se negado a fazer a cobertura e você tenha arcado com os custos por conta própria.

Consulte o advogado Elton Fernandes, especialista em ação contra Plano de Saúde, e consiga a cobertura do seu tratamento!

Qual a posição da ANS sobre a cobertura da correção da ginecomastia?

Ao contrário do que se pensa, o procedimento cirúrgico, assim como o tratamento hormonal, indicado nesses casos está previsto pela Agência Nacional de Saúde (ANS). Sendo assim, como está prevista pela ANS, a cobertura da correção da ginecomastia pelo plano de saúde é obrigatória.

Cirurgia para correção de ginacomastia

O advogado especialista em Direito da Saúde, Elton Fernandes, destaca que a correção da ginecomastia está prevista na Resolução Normativa 465, de 2021. O especialista ressalta que a cobertura não está atrelada a nenhuma Diretriz de Utilização Técnica.

“Se algum plano de saúde recusar a cobertura desse procedimento, saiba que é seu direito ingressar com ação judicial e exigir que o seu plano de saúde cumpra a regra”, orienta Elton Fernandes, advogado especialista em plano de saúde.

O especialista em ação contra plano de saúde destaca que diversas decisões têm confirmado a abusividade dos planos de saúde ao negarem a cobertura de medicamentos, exames e cirurgias, como é o caso da correção da ginecomastia.

O que é necessário para conseguir a cobertura, após a negativa do plano de saúde?

A ginecomastia masculina pode ser classificada em ginecomastia grau 1, ginecomastia grau 2a, ginecomastia grau 2b e ginecomastia grau 3. Caso o plano de saúde tenha negado a cobertura do tratamento, exija que justifiquem formalmente essa decisão.

Além disso, é fundamental apresentar um bom e completo relatório médico contextualizando seu quadro clínico, justificando a escolha do tratamento e apresentando as consequências da ginecomastia para a sua saúde física e psicológica.

Em alguns casos, quando é constatada a urgência do tratamento para o paciente, o advogado responsável pelo caso pode ingressar com um pedido de liminar para que a cobertura seja garantida mesmo antes do final do processo.

Na Justiça também é possível obter o ressarcimento das despesas médicas relacionadas à correção da ginecomastia, caso o plano de saúde tenha negado a cobertura. Nesse caso, tenha em mãos os comprovantes da negativa e do pagamento.

Consulte o advogado Elton Fernandes, especialista em ação contra Plano de Saúde, e consiga a cobertura do seu tratamento!

Este tipo de ação é uma causa ganha?

Nunca se pode afirmar que se trata de “causa ganha”. E, para saber as reais possibilidades de sucesso de sua ação, é fundamental conversar com um advogado especialista em Direito à Saúde para avaliar todas as particularidades do seu caso, pois há diversas variáveis que podem influir no resultado da ação, por isso, é necessário uma análise profissional e cuidadosa.

O fato de existirem decisões favoráveis em ações semelhantes mostra que há chances de sucesso, mas apenas a análise concreta do seu caso por um advogado pode revelar as chances de seu processo. Portanto, converse sempre com um especialista no tema.

Conclusão

Como você viu ao longo deste artigo, o plano de saúde cobre ginecomastia.

Então, se você necessita desse procedimento e o seu plano se negou a cobri-lo, a nossa indicação é que você entre com uma ação contra plano de saúde para conseguir a cobertura do tratamento.

E para isso você pode e deve contar com o advogado Elton Fernandes, especialista em ações contra planos de saúde.

 

Consulte um advogado e tire suas dúvidas

A equipe do escritório Elton Fernandes – Advocacia Especializada em Saúde presta assessoria jurídica online e presencial nos segmentos do Direito à Saúde e do Consumidor.

Nossos especialistas estão preparados para orientá-lo em casos envolvendo erro médico ou odontológico, reajuste abusivo no plano de saúde, cobertura de medicamentos, exames, cirurgias, entre outros.

Não importa se seu plano de saúde é Bradesco, Sul América, Unimed, Unimed Fesp, Unimed Seguros, Central Nacional, Cassi, Cabesp, Notredame, Intermédica, Allianz, Porto Seguro, Amil, Marítima Sompo, São Cristóvão, Prevent Senior, Hap Vida ou qualquer outro plano de saúde, pois todos têm obrigação de fornecer o medicamento.

Se você busca um advogado virtual ou prefere uma reunião presencial, consulte a nossa equipe, você pode enviar um e-mail para [email protected]. Caso prefira, ligue para (11) 3141-0440 envie uma mensagem de Whatsapp para (11) 97751-4087 ou então mande sua mensagem abaixo.

Siga nossas redes sociais e saiba mais sobre Direito da Saúde:

Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora!   Facebook     Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora! Instagram    Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora! Youtube

Acompanhe o Dr. Elton Fernandes, especialista em ações contra planos de saúde, na imprensa:

 Clique e acompanhe Elton Fernandes no programa Mulheres            Clique e acompanhe Elton Fernandes no programa Santa Receita        Clique e acompanhe Elton Fernandes na Rádio Justiça

 

 

*Nossa equipe avaliará seu comentário e poderá retirá-lo do site sem nenhum aviso prévio