Ixequizumabe - Plano de saúde é condenado a custear o medicamento

Ixequizumabe - Plano de saúde é condenado a custear o medicamento

Ixequizumabe - Saiba como conseguir o remédio pelo plano de saúde

A substância ativa Ixequizumabe é indicada por médicos para o tratamento de pacientes adultos com psoríase em placas moderada a grave e que são elegíveis a terapias sistêmicas ou fototerapia ou pacientes adultos com espondilite anquilosante ativa que não tenham respondido adequadamente ao tratamento convencional.

Com base na prescrição e justificativa médicas, os planos de saúde não podem negar a medicação aos segurados. No entanto, muitas operadoras ainda impedem que seus segurados tenham acesso ao medicamento.

Por esse motivo, é importante que ressaltar que os planos de saúde não podem negar aos pacientes cobertura de medicamentos que sejam aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Se você está precisando de auxílio e deseja saber o que deve ser feito nesses casos, acompanhe o restante deste artigo e saiba mais sobre:

  • por que os planos de saúde são obrigados a cobrir o medicamento Ixequizumabe;
  • quais planos devem cobrir a utilização do medicamento;
  • quem pode prescrever medicações aos pacientes;
  • o que fazer para exigir que o plano cubra a utilização do medicamento.
Continuar Lendo

Por que os planos de saúde são obrigados e cobrir a utilização do Ixequizumabe?

De acordo com o especialista em Direito da Saúde Elton Fernandes, todos os medicamentos que estão registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possuem cobertura obrigatória pelos planos de saúde.

Uma das principais justificativas para que as operadoras dos planos de saúde neguem cobertura para algum tipo de medicação é a ausência do fármaco no Rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

No entanto, é fundamental que os segurados e os planos de saúde tenham em mente que o Rol da ANS apresenta apenas um guia, uma lista mínima de medicamentos e procedimentos que possuem cobertura obrigatória.

De modo geral, o que deve ficar claro é que: todos os medicamentos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possuem cobertura obrigatória em qualquer plano de saúde.

Quais planos de saúde são obrigados a cobrir a utilização do medicamento Ixequizumabe?

Como já foi citado acima, todos os planos de saúde são obrigados a oferecer cobertura ao medicamento. Você deve estar se perguntando: se o Ixequizumabe possui cobertura obrigatória, por que os planos de saúde continuem negando o fornecimento da medicação:

Em geral, as principais justificativas dos planos de saúde para negar cobertura ao Ixequizumane e outros tipos de medicamentos são:

  • alto custo das medicações;
  • medicamento de uso domiciliar;
  • ausência do medicamento no Rol da ANS;
  • medicamento de uso off-label (fora da bula).

Apesar disso, é fundamental que os segurados estejam cientes que: todos os medicamentos registrados na Anvisa possuem cobertura, desde que sejam prescritos por um médico de confiança do paciente.

Quem pode prescrever o Ixequizumabe?

A prescrição do medicamento pode ser feita por qualquer médico de confiança do paciente, mesmo que o profissional não esteja credenciado ao plano de saúde. A definição do medicamento mais adequado é feita com base em alguns critérios que podem variar de paciente para paciente.

Entre os critérios que podem ser levados em conta nesses casos, é possível citar como exemplos: o tipo de doença tratado, o estado de saúde do paciente, contraindicações ao medicamento, estudos clínicos recentes, entre outros.

Por esse motivo, é essencial que você peça ao seu médico de confiança que escreva um relatório detalhado, justificando a escolha do medicamento Ixequizumabe para ser entregue ao plano.

Caso o seu plano de saúde não aceite a indicação do médico, mesmo apresentando um laudo clínico detalhado por escrito, exija da operadora do plano uma justificativa formal para negar o medicamento.

Em posso do laudo clínico escrito pelo médico e da negativa por escrito do plano de saúde, consulte um advogado especialista em Direito da Saúde e ações contra planos de saúde para saber os próximos passos para entrar na Justiça contra o serviço e lutar por seus direitos.

O que posso fazer para exigir que o meu plano de saúde cubra a utilização do medicamento?

Caso o seu plano de saúde não aceite cobrir o medicamento Ixequizumabe, é fundamental que você procure ajuda profissional, em um escritório especializado em Direito da Saúde. Para que o advogado especialista em planos de saúde possa te ajudar, é essencial que você leve um laudo clínico detalhado e a justificativa do plano para negar cobertura do medicamento.

Em quanto tempo o plano será obrigado a fornecer o medicamento?

Para exigir que o seu plano de saúde forneça o medicamento rapidamente, o seu advogado especializado em planos de saúde deve preparar uma ação com pedido de tutela de urgência, também conhecida como liminar.

De modo geral, uma liminar é reconhecida como uma decisão provisória, em caráter emergencial. O documento reconhece que o medicamento é de vital importância para o indivíduo e obriga o plano a custeá-lo rapidamente, enquanto o processo tramita na Justiça

Quer saber mais sobre o que é liminar e a importância desse documento? Clique no link abaixo e veja a explicação do advogado Elton Fernandes – Especialista em Direito da Saúde:

Caso eu tenha comprado o medicamento, posso exigir que o plano de saúde reembolse o valor pago?

Sim, você pode. É muito comum que os segurados arquem com a aquisição do medicamento por conta própria, após a negativa do plano de saúde. No entanto, para exigir que o plano de saúde reembolse esse valor você deve entrar com uma ação na Justiça. Entre em contato com um especialista e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Preciso de auxílio profissional, mas não moro em São Paulo. O escritório pode me ajudar?

Sim, o escritório Elton Fernandes – Advocacia Especializada em Saúde, pode te ajudar. Sediado na Av. Paulista, o escritório está preparado para ajudar clientes em diferentes regiões do país. Nossa equipe conta com uma ampla rede de apoio, formada por advogados experientes e especializados em todo o país.

Para entrar em contato com o escritório, você pode acessar nosso site ou então pelos números: (11) 3141-0440 ou Whatsapp (11) 97751-4087. Siga nossas redes sociais e saiba mais sobre Direito da Saúde:

   Facebook      Instagram     Youtube

Acompanhe o Dr. Elton Fernandes, especialista em ações contra planos de saúde, na imprensa:

                      https://www.eltonfernandes.com.br/uploads/tinymce/uploads/Radio-justica.png

Fale com a gente