Seguro saúde e plano de saúde: Você sabe a diferença?

Seguro saúde e plano de saúde: Você sabe a diferença?

O mercado da saúde suplementar foi crescendo ao longo dos anos e, com isso, foram surgindo cada vez mais empresas que prometem a oferta de serviços médicos e hospitalares mais completos e preços para todos os bolsos. Entre essas empresas, existem os planos de saúde e as seguradoras de saúde.

 

Geralmente, as empresas e corretores responsáveis pela venda desses serviços não esclarecem quais são as características que os diferem, o que acarreta problemas futuros e inúmeras dúvidas ao consumidor.

 

Se você está tendo problemas decorrentes da falta de informação no momento da contratação do seu plano ou seguro saúde, um advogado especialista em saúde poderá lhe ajudar.

 

Esse profissional também está capacitado para fazer uma análise prévia de seu contrato para que você saiba todos os prós e contras antes de escolher entre o plano de saúde e o seguro saúde.

 

O escritório Elton Fernandes – Advocacia Especializada em Saúde e Seguros atua na área do Direito à Saúde e está preparado para ajudá-lo nessa escolha.

 

Caso você queira saber mais sobre o assunto, clique no botão abaixo e continue lendo este artigo e saiba mais sobre a diferença entre plano de saúde e seguro saúde.

Continuar Lendo

 

Quais as diferenças entre um plano de saúde e um seguro saúde?

A principal diferença é que, no caso do plano de saúde, o cliente ficará limitado à rede credenciada ofertada pela empresa, ou seja, caso o consumidor prefira consultar-se com um médico particular, por exemplo, o plano de saúde não pagará por este atendimento, nem mesmo parcialmente.

 

No entanto, há exceções, como em casos em que não há rede credenciada em seu plano para a realização de um determinado tratamento. Nesse caso, é possível requerer judicialmente que o plano de saúde arque com os custos do tratamento mesmo que fora da rede credenciada.

 

Amil, NotreDame Intermédica (GNDI) e Prevent Senior estão entre os maiores planos de saúde do país.

 

no caso do seguro saúde, o cliente não fica limitado aos profissionais, hospitais e clínicas disponíveis na rede credenciada, podendo optar por tratamentos com médico e local de sua escolha e será reembolsado nos limites do contrato.

 

Mas atenção! Muito raramente esse reembolso ocorre de maneira integral. Geralmente, quanto maior o reembolso previsto em contrato, mais cara será a mensalidade. Por essa razão, é fundamental se atentar a cláusula contratual que trata sobre os reembolsos para que sua escolha seja a mais acertada.

 

Entre as maiores seguradoras estão a Bradesco Saúde e a Sul América Saúde.

 

O que os planos e seguros saúde têm em comum?

O primeiro ponto em comum é que os dois serviços visam prestar assistência médica e hospitalar suplementar em troca de um pagamento mensal.

 

Outra semelhança a ser destacada é que os dois tipos de serviço são regulados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que define regras e limites para as empresas do setor.

 

Além disso, tanto o seguro quanto o plano de saúde costumam determinar períodos de carência (o prazo que o consumidor deve aguardar para começar a utilizar o serviço contratado), que devem constar expressamente no contrato.

 

Seguro de vida é o mesmo que seguro saúde?

Apesar dos serviços possuírem nomenclaturas similares e frequentemente serem ofertados pelas mesmas empresas, o seguro de vida é bem diferente do seguro saúde.

 

No caso do seguro de vida, o objetivo é garantir uma indenização em caso de determinados imprevistos, como acidentes, doenças graves e morte. Fique atento ao seu contrato para verificar as hipóteses de indenização e as doenças cobertas.

 

O seguro de vida não está relacionado ao atendimento médico e hospitalar como no caso do seguro saúde. Assim, um serviço não substitui o outro.

 

Ainda que você possua seguro de vida e seguro saúde com empresas do mesmo grupo, são produtos distintos e, caso ocorra algum problema, procure um advogado especialista no assunto que poderá orientá-lo sobre a questão.

 

Afinal, devo optar pelo seguro ou pelo plano de saúde?

A resposta para essa pergunta dependerá das necessidades e preferências de cada consumidor. Uma das desvantagens do plano de saúde é que o cliente fica limitado à rede credenciada, que pode mudar constantemente, deixando de incluir seu médico de confiança, por exemplo.

 

Se o consumidor não abre mão de liberdade na hora de escolher seus médicos e clínicas, o ideal é optar pelo seguro saúde, que lhe dará maior autonomia. 

 

No entanto, o valor de cada um dos serviços pode impactar na escolha, uma vez que a maioria dos planos de saúde disponíveis no mercado possuem preços mais atrativos que os seguros saúde.

 

Independentemente de qual será escolhido, é essencial que você leia o contrato atentamente e analise o que é excluído do serviço e, no caso do seguro, preste atenção na cláusula que trata sobre os reembolsos.

Ficou com alguma dúvida?

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o tema, em relação ao seu contrato com o plano de saúde ou seguro saúde, ou mesma tenha tido problemas em relação aos procedimentos e atendimentos cobertos pelo serviço, procure um especialista na área.

 

O escritório Elton Fernandes – Advocacia Especializada em Saúde e Seguros possui uma equipe de advogados especialistas em seguros e advogados especialistas em plano de saúde que está preparada para auxiliá-lo e garantir que os seus direitos sejam cumpridos.

 

Nossos especialistas possuem ampla experiência em ações contra SUS e seguros, casos de erro médico e odontológico e revisão de reajustes abusivos.

 

Não importa se seu plano de saúde ou seguro saúde é Bradesco, Sul América, Unimed, Unimed Fesp, Unimed Seguros, Central Nacional, Cassi, Cabesp, Notredame, Intermédica, Allianz, Porto Seguro, Amil, Marítima Sompo, São Cristóvão, Prevent Senior, Hap Vida ou qualquer outro .

 

Para falar com um dos nossos especialistas, você pode enviar um e-mail para [email protected]. Caso prefira, ligue para (11) 3141-0440 envie uma mensagem de Whatsapp para (11) 97751-4087 ou então mande sua mensagem abaixo.

 

Siga nossas redes sociais e saiba mais sobre Direito da Saúde:

Seguro saúde e plano de saúde: Você sabe a diferença?   Facebook     Seguro saúde e plano de saúde: Você sabe a diferença? Instagram    Seguro saúde e plano de saúde: Você sabe a diferença? Youtube

Acompanhe o Dr. Elton Fernandes, especialista em ações contra planos de saúde, na imprensa:

 Elton Fernandes no programa Mulheres            Elton Fernandes no programa Santa Receita        https://www.eltonfernandes.com.br/uploads/tinymce/uploads/Radio-justica.png

Fale com a gente