Fórmula de Aminoácidos Livres para maior de 02 anos no SUS

Fórmula de Aminoácidos Livres para maior de 02 anos no SUS

neocate sus APLV crianca maior dois anos

 

SUS deve fornecer NEOCATE mesmo para crianças acima de 02 (dois) anos quando houver recomendação médica

Crianças portadoras de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) têm direito a receber do SUS a Fórmula de Aminoácidos Livres (NEOCATE) para complementação alimentar, mesmo quando já maiores de dois anos de idade se houver recomendação médica ou nutricional que justifique.

Essa foi a decisão da 01ª Vara da Infância e Juventude do Foro de São Caetano do Sul, onde a magistrada concedeu a tutela de urgência em caráter liminar, determinando que o Estado forneça em 48 horas a fórmula necessária.

Trata-se de complemento alimentar que permite à criança a ingestão de vitaminas e nutrientes necessários para seu desenvolvimento e que é negado pelo SUS às crianças com mais de 02 (dois) anos de idade sob a alegação de que o fornecimento administrativo pelo SUS se encerra após a criança completar esta idade.

Ocorre que, em havendo recomendação de continuidade no uso, o SUS deve continuar fornecendo a Fórmula de Aminoácidos Livres (NEOCATE), não se justificando a limitação de fornecimento quando existe recomendação de fornecimento da fórmula.

Convenhamos, inclusive, que o SUS não terá condições de tratar dos problemas que o leite de vaca ocasionará à criança, o que só reforça a necessidade de que a fórmula de aminoácidos livres seja regularmente entregue.

Nesses casos, o responsável deve solicitar ao médico que acompanha a criança relatório detalhado de seu quadro de alergia, informando ainda a quantidade de latas mês necessárias.

Com a documentação em mãos o paciente deve procurar um advogado especialista em ação contra o SUS para ingressar com ação no Judiciário e solicitar o fornecimento integral da fórmula.

A ação poderá ser elaborada com pedido de tutela de urgência (liminar) que visa possibilitar desde logo o recebimento da fórmula.

Esse tipo de ação é “causa ganha”?

Nunca se pode afirmar que se trata de “causa ganha”. E, para saber as reais possibilidades de sucesso de sua ação, é fundamental conversar com um advogado especialista em Direito à Saúde para avaliar todas as particularidades do seu caso, pois há diversas variáveis que podem influir no resultado da ação, por isso, é necessário uma análise profissional e cuidadosa.

O fato de existirem decisões favoráveis em ações semelhantes mostra que há chances de sucesso, mas apenas a análise concreta do seu caso por um advogado pode revelar as chances de seu processo. Portanto, converse sempre com um especialista no tema.

 

Escrito por:

Autor Elton Fernandes

Elton Fernandes, advogado especialista em ações contra planos de saúde e professor de pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar da USP de Ribeirão Preto, da Escola Paulista de Direito (EPD) e do Instituto Luiz Mário Moutinho, em Recife.

Linkedin Elton Fernandes        Instagram Elton Fernandes        Facebook Elton Fernandes

Saiba mais sobre o autor >

 

Fale com a gente