Fórmula de Aminoácidos Livres para criança maior de 02 (dois) anos no SUS

Fórmula de Aminoácidos Livres para criança maior de 02 (dois) anos no SUS

neocate sus APLV crianca maior dois anos

 

SUS deve fornecer NEOCATE mesmo para crianças acima de 02 (dois) anos quando houver recomendação médica

 

Crianças portadoras de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) têm direito a receber do SUS a Fórmula de Aminoácidos Livres (NEOCATE) para complementação alimentar, mesmo quando já maiores de dois anos de idade se houver recomendação médica ou nutricional que justifique.

 

Essa foi a decisão da 01ª Vara da Infância e Juventude do Foro de São Caetano do Sul, onde a magistrada concedeu a tutela de urgência em caráter liminar, determinando que o Estado forneça em 48 horas a fórmula necessária.

 

Trata-se de complemento alimentar que permite à criança a ingestão de vitaminas e nutrientes necessários para seu desenvolvimento e que é negado pelo SUS às crianças com mais de 02 (dois) anos de idade sob a alegação de que o fornecimento administrativo pelo SUS se encerra após a criança completar esta idade.

 

Ocorre que, em havendo recomendação de continuidade no uso, o SUS deve continuar fornecendo a Fórmula de Aminoácidos Livres (NEOCATE), não se justificando a limitação de fornecimento quando existe recomendação de fornecimento da fórmula.

 

Convenhamos, inclusive, que o SUS não terá condições de tratar dos problemas que o leite de vaca ocasionará à criança, o que só reforça a necessidade de que a fórmula de aminoácidos livres seja regularmente entregue.

 

Nesses casos, o responsável deve solicitar ao médico que acompanha a criança relatório detalhado de seu quadro de alergia, informando ainda a quantidade de latas mês necessárias.

 

Com a documentação em mãos o paciente deve procurar advogado especialista em ação contra o SUS para ingressar com ação no Judiciário e solicitar o fornecimento integral da fórmula.

 

A ação poderá ser elaborada com pedido de tutela de urgência (liminar) que visa possibilitar desde logo o recebimento da fórmula.

 

Fale com a gente