Rizotomia percutânea lombar deve ser custeada pelo plano de saúde, decide Justiça

Rizotomia percutânea lombar deve ser custeada pelo plano de saúde, decide Justiça

 

 Rizotomia percutânea lombar deve ser custeada pelo plano de saúde, decide Justiça

 

Segundo o advogado Elton Fernandes, também professor e especialista na área do Direito à Saúde, o plano de saúde não pode negar tratamento se a enfermidade é coberta pelo plano de saúde.

 

A Rizotomia percutânea é um tratamento indicado contra dor lombar localizada decorrente de alterações degenerativas, sobrecargas posturais, traumas ou inflamações que causam deformidades na dinâmica articular da coluna vertebral.

 

Esse tratamento trata-se de procedimento minimamente invasivo, onde é introduzida a ponta de uma agulha na pele até a saída dos ramos mediais das facetas articulares, sem a necessidade de cortes ou incisões.

 

Depois de posicionada a agulha é inserido um eletrodo que faz a radiofreqüência (um aparelho para gerar sinais elétricos de alta freqüência), causando uma alteração térmica na região desejada pelo médico, que acaba com a sensação de dor que vem daquele ponto.

 

Não há impedimentos para que o plano de saúde autorize tal procedimento, porem por vezes os pacientes recebem resposta negativa do plano de saúde e este escritório tem obtido dezenas de decisões judiciais determinando o custeio do tratamento.

Continuar Lendo

 

Nesses casos, a justiça tem entendido que tal negativa é ilegal e que o plano tem a obrigação de custear tal procedimento e, geralmente, tem concedido a decisão judicial em caráter liminar, a fim de que o paciente possa iniciar o tratamento com urgência.

 

Agravo de instrumento - Plano de saúde - Alegação de que o procedimento denominado "RIZOTOMIA PERCUTÂNEA LOMBAR" não está previsto na Resolução Normativa nº 387/2015 - Inteligência da Súmula n° 102 deste Egrégio Tribunal de Justiça - Verossimilhança das alegações invocadas pelo consumidor - Risco de dano irreparável - Decisão mantida - Recurso desprovido.

 

Caso o plano de saúde não autorize procedimento ou não custeie medicamento prescrito por médico especialista, não deixe de procurar auxílio especializado caso seu direito de ter o medicamento seja negado pelo plano de saúde.

 

Esse procedimento já foi autorizado pela ANS (Agência Nacional de Saúde), e por se tratar de um tratamento moderno e seguro, que pode evitar um procedimento mais agressivo, como cirurgias abertas, esta sendo indicado por especialista contra problemas na coluna.

 

O Escritório de Advocacia Elton Fernandes é especializado em ações para autorização de procedimentos junto aos planos de saúde. Nossos advogados são especialistas na área da saúde e contamos com profissionais aptos a sanar suas dúvidas.

 

Para maiores informações, entre em contato com nosso escritório através do telefone (11) 3251-4099, ou pelo Whatsapp (11) 97751-4087.

Fale com a gente