Pode haver algum tipo de retaliação por eu ter processado meu plano de saúde ou mesmo o SUS?

Pode haver algum tipo de retaliação por eu ter processado meu plano de saúde ou mesmo o SUS?

Não pode e não ocorre na prática qualquer retaliação. A preocupação natural dos consumidores não se traduz em nenhum risco efetivo e, pelo contrário, este tipo de receio beneficia as operadoras e seguradoras de saúde que não cumprem com suas obrigações e ainda minimizam o risco de serem processadas.

O consumidor pode ter a certeza de que nenhum operadora poderá retaliar por qualquer ação judicial, afinal, se o fizerem a reação natural do consumidor será processar novamente já que agora conhece o caminho para resolver o problema.

Ao bem da verdade a prática revela justamente o contrário. Após mover ação judicial, para evitar disputa judicial não raramente a operadora de saúde garante o direito do consumidor, pois sabe que se não o fizer ela é quem sofrerá as consequências de uma nova ação.

Também é importante ter clareza de que um plano de saúde só pode ser cancelado, via de regra, por inadimplência superior a 60 dias ou fraude do beneficiário (exemplo: tentar obter reembolso de consulta médica que não existiu).

Por isso o consumidor não deve aceitar intimidação e pode ter a tranquilidade de abrir um processo contra quem quer que seja.

São mais de 4.000 ações judiciais
elaboradas ao longo dos anos.
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