Onco BCG - Plano de saúde deve custear imunoterapia indicada por médico

Onco BCG - Plano de saúde deve custear imunoterapia indicada por médico

Onco BCG - Plano de saúde deve custear imunoterapia indicada por médico

 

Pacientes têm buscado este escritório de advocacia a fim de ingressar na Justiça para que seus planos de saúde custeiem tratamento ONCO BCG.

 

Os planos tem recusado o fornecimento da imunoterapia, alegando o mesmo não possuir cobertura, mas segundo o advogado especialista em ação contra plano de saúde, Elton Fernandes, também professor de direito, tal recusa é ilegal.

 

Vejamos a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo:

Continuar Lendo

 

APELAÇÃO. PLANO DE SAÚDE. INJUSTA NEGATIVA DE CUSTEIO DE TRATAMENTO. AÇÃO INDENIZATÓRIA. DANOS MORAIS. Negativa de cobertura de medicação para tratamento de câncer na bexiga. Existência de cobertura para a doença. Abusividade caracterizada. DANO MORAL. Ocorrência. Inadimplemento contratual que constitui ato ilícito indenizável. Situação que extrapola os limites do mero aborrecimento. O valor fixado em primeiro grau, levando-se em conta os critérios para a sua fixação, deve ser mantido. RECURSO IMPROVIDO

 

VOTO DO RELATOR EMENTA – PLANO DE SAÚDE – AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXIGIBILIDADE DE DÉBITO C.C. OBRIGAÇÃO DE FAZER – Procedência – Recusa da seguradora em arcar com os custos advindos de procedimentos hospitalares em favor do filho recém-nascido do autor (bilirrubina, emissões otoacústicas, BCG intradérmico e Engerix) – Alegação de procedimentos não inseridos no rol da ANS - Inadmissibilidade – Recusa injusta, que contraria a finalidade do contrato e representa abusividade à luz do CDC – Cobertura devida – Súmula 102 deste E. Tribunal de Justiça (Havendo expressa indicação médica, é abusiva a negativa de cobertura de custeio de tratamento sob o argumento da sua natureza experimental ou por não estar previsto no rol de procedimentos da ANS) – Valor dos procedimentos que, aliás, é de extrema modéstia – Sentença mantida – Recurso desprovido.

 

O tratamento imunoterpia com BCG é indicado para pacientes no tratamento de câncer e, todo o paciente que possuir indicação clínica para o tratamento e que for beneficiário de um plano de saúde pode requerer a cobertura do mesmo.

 

Ao plano de saúde não é dado o direito de recusar tratamentos indicados pelo médico, mesmo que este tratamento não esteja no rol da ANS ou não contemple as Diretrizes da ANS.

 

O paciente que tiver o tratamento negado por seu plano de saúde deve buscar urgentemente por um advogado especializado na área da saúde, pois  em casos de urgência é possível ingressar com ação com pedido de tutela antecipada de urgência (LIMINAR), onde geralmente após 48 de ingressada com a ação, caso deferida a liminar, o plano de saúde deverá custear a imunoterapia.

 

Agende uma reunião conosco, possuímos advogados especializados em direito de saúde e profissionais preparados a sanar seus questionamentos.

 

Eventuais dúvidas estamos á disposição no telefone (11) 3251-4099, ou pelo Whatsapp (11) 9 7751-4087.

Fale com a gente