Doença pre existente (doença preexistente) em plano de saúde

Doença pre existente (doença preexistente) em plano de saúde

doença pre existente doença pre-existente ou doença pré existente doença pré-existente

Saiba tudo sobre doença preexistente em plano de saúde e resguarde seus direitos

 

É comum ao contratar um plano de saúde ser questionado sobre problemas de saúde anteriores, o que poderá levar a uma carência de 24 meses para tratar aquela doença específica (nada impedindo que o paciente trate outras eventuais doenças que só tenha descoberto após a entrada no plano de saúde).

 

A carência de doença preexistente existe para que o consumidor não entre no plano de saúde já gerando despesas, obrigatoriamente, embora este seja um risco natural e decorrente da contratação de um plano de saúde.

 

Melhor resumindo, a carência é uma espécie de pedágio de tempo que o consumidor terá que pagar, sem poder tratar aquela doença específica, podendo, no entanto, realizar os tratamentos daquela doença que já existia ao final dos 24 meses iniciais do plano de saúde.

 

Mas qual o conceito de doença preexistente?

 

Doença preexistente é doença ou lesão que o consumidor saiba ser portador quando ingressa no plano de saúde. Ou seja, no exato momento da contratação do plano, se o consumidor sabe estar doente ou possuir alguma lesão, isto é uma doença preexistente.

 

Não basta que a doença exista. O critério maior é que o consumidor saiba ser portador.

 

Poderia dar um exemplo?

 

a pessoa contrata plano de saúde, se sente mal semanas depois e descobre que está com um câncer em estágio avançado. É certo que o câncer deve existir há muito mais tempo do que o período em que o consumidor contratou um plano de saúde, mas, contudo, como este consumidor não sabia estar doente (muito embora até pudesse ter algum sintoma, mas ele não sabia da doença), isto NÃO poderá ser considerado uma doença preexistente.

 

O plano de saúde pode recusar cliente com doença?

 

Não. É ilegal a recusa de cliente pelo plano de saúde, mesmo que idoso, mesmo que doente ou com qualquer outro problema. O plano de saúde poderá estabelecer prazo de carência de até 24 meses para estas doenças que o consumidor já saiba ser portador, mas em hipótese alguma poderá impedir o cliente de contratar seu plano de saúde.

 

Ficou com dúvidas? Ligue para o telefone 011 - 3251-4099 ou clique aqui e mande sua mensagem.

Fale com a gente