Testemunha de Jeová pode negar transfusão sanguínea? Confira!

Testemunha de Jeová pode negar transfusão sanguínea? Confira!

A transfusão de sangue em Testemunhas de Jeová é um assunto delicado e polêmico. Os adeptos da religião são contra a realização desse tratamento, o que acaba gerando dúvidas: afinal, as Testemunhas de Jeová podem recusar a transfusão de sangue?

 

Muitos entendem que haveria um suposto Conflito de Direito Fundamental que, segundo o advogado Elton Fernandes, especialista em Direito da Saúde, seria o fato de que o direito à vida se contrasta com o direito à religião.

 

Ficou interessado no assunto? Então, clique no botão abaixo para continuar a leitura deste artigo e entenda melhor quais os direitos das Testemunhas de Jeová!

Continuar Lendo

 

Existe um Conflito de Direito Fundamental na recusa da Testemunha de Jeová em receber transfusão de sangue?

De acordo com o advogado Elton Fernandes, renomados especialistas da área jurídica, como os professores José Gomes Canotilho e o professor Robert Alexy, entendem que não existe um Conflito de Direito Fundamental nesse caso.

 

Isso porque esses dois direitos (o direito à vida e à religião) pertencem a mesma pessoa e direitos só conflitam quando o direito de um fere o direito do outro. O especialista ainda ressalta que somente àquela pessoa cabe definir os rumos de sua vida, desde que ela seja maior de idade e capaz.

 

“Nenhum de nós, em são consciência, diria que uma pessoa com câncer está obrigada ao tratamento médico, a realizar um determinado tratamento para sua saúde. Por que dizemos, então, que Testemunhas de Jeová devem sim realizar tratamento médico contra sua vontade, ferindo sua religiosidade e singularidade?”, questiona o advogado Elton Fernandes.

 

Vale ressaltar que existem algumas exceções. Por exemplo: vamos imaginar uma pessoa que chega ao Brasil ou está no país e é diagnosticada com uma doença infectocontagiosa, como é o caso do ebola, que pode ser disseminada para a população.

 

Nesse caso, é justificado que o tratamento médico seja realizado mesmo contra a sua vontade, de forma compulsória. Pois, nessa situação, há uma supremacia do interesse público em relação ao interesse privado. Ou seja, é uma questão de saúde pública.

 

E os menores de idade: a transfusão de sangue pode ser negada?

Diferentemente do que acontece em casos de indivíduos maiores de idade e plenamente capazes de tomar decisões por conta própria, no caso de uma criança a recusa em receber tratamento médico deve considerar alguns aspectos.

 

“Embora eu não possa ignorar que os pais exercem o poder familiar sobre os filhos, a autonomia dos pais sobre a vida dos filhos não é ilimitada”, alerta o advogado Elton Fernandes, especialista em Direito à Saúde.

 

Por essa razão, o Estado pode e deve intervir para que uma criança receba tratamento médico, ainda que seja contra a vontade dos pais, estejam eles motivados por princípios pessoais ou crenças religiosas, como é o caso das Testemunhas de Jeová, que não aceitam a transfusão de sangue.

 

Ainda tem dúvidas sobre o tema? Então, entre em contato com a equipe jurídica do escritório Elton Fernandes – Advocacia Especializada em Saúde. Nossos especialistas atuam na defesa dos Direitos dos Pacientes e Consumidores.

Fale com um especialista

Em caso de dúvidas sobre reajuste abusivo no plano de saúde, ações contra planos de saúde, SUS, seguros, casos de erro médico ou odontológico e demais questões que envolvam os Direitos dos Pacientes, fale com um dos nossos especialistas.

 

Para falar com um dos nossos especialistas, você pode enviar um e-mail para [email protected]. Caso prefira, ligue para (11) 3141-0440 envie uma mensagem de Whatsapp para (11) 97751-4087 ou então mande sua mensagem abaixo.

 

Siga nossas redes sociais e saiba mais sobre Direito da Saúde:

Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora!   Facebook     Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora! Instagram    Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora! Youtube

Acompanhe o Dr. Elton Fernandes, especialista em ações contra planos de saúde, na imprensa:

 Clique e acompanhe Elton Fernandes no programa Mulheres            Clique e acompanhe Elton Fernandes no programa Santa Receita        Clique e acompanhe Elton Fernandes na Rádio Justiça

Fale com a gente