Qsaúde: especialista em Direito à Saúde fala sobre o novo plano de saúde

Qsaúde: especialista em Direito à Saúde fala sobre o novo plano de saúde

Qsaúde: confira o que se sabe até o momento sobre a nova operadora de planos de saúde

 

A Qsaúde é uma nova operadora de planos de saúde individuais e coletivos que chegou ao mercado brasileiro em 2020, sob o comando de José Seripieri, antigo dono da administradora de planos de saúde Qualicorp.

 

Mas, o que se sabe sobre a Qsaúde até o momento? Será que vale a pena contratar um plano de saúde da Qsaúde?

 

A chegada de uma nova operadora de planos de saúde como a Qsaúde, certamente, gera comentários e muitas dúvidas entre os consumidores que estão pensando em contratar um convênio médico ou migrar de operadora.

 

Pensando nisso, acompanhe o que diz Elton Fernandes, advogado especialista em plano de saúde, sobre suas primeiras impressões a cerca da Qsaúde e alguns cuidados que os clientes devem tomar na hora de contratar ou migrar de plano de saúde.

 

Planos de saúde individuais são mais vantajosos para os consumidores

De acordo com Elton Fernandes, advogado especialista em ação contra plano de saúde e Direito à Saúde, embora possa causar preocupação entre os consumidores, o fato de ser uma operadora “jovem” não é um fato preocupante ou relevante até o momento.

 

Segundo o especialista, não há indício de que os planos de saúde estejam com problemas econômicos e sujeitos a falência, uma vez que a operadora está cumprindo todos os requisitos estabelecidos pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

 

No entanto, o advogado reforça que, ainda que no futuro a operadora tenha qualquer problema, a ANS poderia simplesmente transferir a carteira de clientes da Qsaúde para outra operadora, sem mais transtornos para os consumidores.

 

Para o especialista, é fundamental que o mercado passe a ter uma nova opção de plano de saúde individual, principalmente pelo fato de que esse tipo de plano é mais vantajoso para os clientes, uma vez que os reajustes tendem a ser mais baixos.

 

Isso porque os reajustes dos planos de saúde individuais são regulados pela ANS, ou seja, a prática de reajuste abusivo tende a ser evitada. Além disso, o cancelamento do contrato ocorre, apenas, em casos de fraude ou inadimplência superior a 60 dias.

 

Cobrança de coparticipação deve ser avaliada com cautela

Contudo, a grande preocupação do especialista está relacionada a cobrança de coparticipação, principalmente em relação aos remédios quimioterápicos e imunobiológicos, que geralmente são medicamentos de alto custo.

 

Nos planos de saúde com coparticipação, a operadora de saúde cobra do beneficiário um valor a parte da mensalidade quando ele utiliza um serviço (consulta, exame, procedimento e medicamento) coberto pelo plano de saúde.

 

A coparticipação nos contratos da Qsaúde ainda não está clara. Elton Fernandes ressalta que é necessário conferir caso a caso, com uma análise minuciosa dos contratos para evitar que o cliente seja surpreendido posteriormente.

 

Portabilidade evita que o consumidor perca as carências cumpridas

O advogado Elton Fernandes orienta que, para quem deseja migrar para a Qsaúde, a opção mais adequada é fazer a portabilidade do plano de saúde, pois essa opção permite que o consumidor leve consigo todas as carências já cumpridas.

 

“A portabilidade é uma medida estabelecida pela ANS para que você troque de operadora de saúde mantendo todas as carências já cumpridas. Portabilidade não é simplesmente ir até o corretor ou até a operadora de saúde e contratar um plano de saúde. A portabilidade é exercida no site da ANS, quando você seleciona a aba Portabilidade do plano de saúde e preenche seus dados para verificar quais planos de saúde estão elegíveis para que você faça a portabilidade levando todas as carências”, informa o advogado Elton Fernandes.

 

Lembrando que a carência é o é o tempo que o consumidor deverá aguardar para poder ser atendido pelo plano de saúde em um determinado procedimento. Em caso de dúvidas, consulte um especialista em Direito à Saúde.

Ainda tem dúvidas sobre a Qsaúde ou outros planos de saúde?

O escritório Elton Fernandes – Advocacia Especializada em Saúde realiza assessoria jurídica online e presencial em casos de erro médico ou odontológico, cobertura de medicamentos, exames e cirurgias, ações contra SUS e seguradoras, casos de reajuste abusivo, entre outros.

 

Não importa se seu plano de saúde é Bradesco, Sul América, Unimed, Unimed Fesp, Unimed Seguros, Central Nacional, Cassi, Cabesp, Notredame, Intermédica, Allianz, Porto Seguro, Amil, Marítima Sompo, São Cristóvão, Prevent Senior, Hap Vida ou qualquer outro plano de saúde.

 

Para falar com um dos nossos especialistas, você pode enviar um e-mail para [email protected]. Caso prefira, ligue para (11) 3141-0440 envie uma mensagem de Whatsapp para (11) 97751-4087 ou então mande sua mensagem abaixo.

 

Siga nossas redes sociais e saiba mais sobre Direito da Saúde:

 

Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora!   Facebook     Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora! Instagram    Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora! Youtube

 

Acompanhe o Dr. Elton Fernandes, advogado especialista em ações contra planos de saúde, na imprensa:

 

 Clique e acompanhe Elton Fernandes no programa Mulheres            Clique e acompanhe Elton Fernandes no programa Santa Receita        Clique e acompanhe Elton Fernandes na Rádio Justiça

Fale com a gente