Plano odontológico: como funciona?

Plano odontológico: como funciona?

Apostar em um plano odontológico é extremamente importante porque a saúde bucal está diretamente ligada ao funcionamento de todo o organismo. Justamente por isso, as visitas ao dentista devem ser realizadas com frequência.

 

Contratar um plano de saúde odontológico pode facilitar esse processo, visto que existem coberturas diversas para problemas, tratamentos e procedimentos distintos, visando o bom atendimento às necessidades de cada paciente em particular. 

 

Em muitos casos, o consumidor busca o auxílio de um advogado especialista em plano de saúde ou mesmo ou corretor com experiência na comercialização desse tipo de serviço. Caso você tenha interesse na contratação de um convênio dental, mas não entende muito bem sobre coberturas, planos e benefícios, este conteúdo foi feito para você! 

Continuar Lendo

 

O que é um plano odontológico? 

Na prática, o plano odontológico é muito semelhante ao plano de saúde. A diferença é o foco em atendimento direcionado à saúde bucal. Já em relação aos pacotes oferecidos, é preciso ressaltar que existem diversas opções disponíveis.

 

É preciso avaliar quais são as suas necessidades específicas de tratamentos e procedimentos para que assim seja possível escolher a melhor opção do mercado. 

 

Além do atendimento à pessoa física, a maioria dos planos também atendem colaboradores de empresas. Neste caso, também é importante analisar as coberturas de  plano dental empresarial

 

Existem desde aqueles planos que cobrem apenas procedimentos de rotina, como limpeza de dente ou até mesmo a retirada de cáries, até os que também atendem procedimentos considerados estéticos.

 

Como um plano odontológico funciona? 

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determina que todos os planos de saúde odontológicos são obrigados a cobrir alguns procedimentos mínimos, que são de atendimento comum nas clínicas e consultórios odontológicos. 

 

Entre esses procedimentos estão o tratamento de canais, extração de dentes do siso e tratamento contra cáries, por exemplo, de acordo com algumas especificações de urgência e quantidade.

 

Por isso, é preciso avaliar o plano no detalhe, já que existem diferentes pacotes e coberturas. Assim, a escolha deve ser feita de acordo com um perfil específico ou necessidades gerais do consumidor.

 

Ao contar com o plano odontológico você não precisa se preocupar com situações de urgência ou emergência odontológica, pois caso elas aconteçam, os planos conseguem oferecer atendimento em clínicas 24h também.

 

Para dificultar ainda mais as chances desses problemas acontecerem, a maioria dos planos odontológicos, junto ao profissional dentista convênio, realizam medidas de prevenção para garantir a sua saúde bucal.

 

O atendimento é feito em apenas uma clínica? 

Essa informação é muito variável, mas normalmente os planos oferecem uma rede de atendimento completa, na qual existe uma grande lista de profissionais e clínicas credenciadas que oferecem o mesmo serviço ou trabalham de modo a implementá-los. 

 

No caso das empresas, é válido escolher um plano odontológico que esteja localizado próximo ao local de trabalho e trajeto de seus funcionários, ou em centros de fácil acesso - como os próximos ao metrô.

 

O plano cobre dependentes? 

Como nas informações anteriores, esse fator dependerá da cobertura escolhida inicialmente. Para os donos de empresas que possuem mais funcionários com famílias e entre a fase adulta é interessante considerar um convênio odontológico que ofereça a cobertura de dependentes, pois isso demonstrará o cuidado com o funcionário e sua família.

 

Além disso, muitos planos podem ser pagos em modelo compartilhado, ou seja, parte pela empresa e parte pelo funcionário, tendo desconto em seu holerite mensal. Nesses casos é ainda mais importante oferecer a opção de incluir dependentes no plano.

 

Contudo, independentemente de qual forma para pagamento do plano for escolhida, ter a opção de dependentes faz com que o funcionário se sinta muito mais importante para empresa, resultando em uma maior motivação no trabalho.

 

Cobre aparelho ortodôntico? 

É muito comum que contratantes tenham essa dúvida. Afinal, muitas pessoas nascem com disfunções dentárias que exigem o tratamento com aparelho ortodôntico. Por isso é importante destacar que esse tratamento odontológico não é exigido pela ANS, mas há clínicas e planos que oferecem esse serviço.

 

Por isso, antes de contratar o serviço é necessário verificar quais as coberturas estão disponíveis. Dessa forma, alguns descontos sobre o tratamento e as manutenções podem ser oferecidos, reduzindo os custos. 

 

Qual a maior vantagem de ter um plano? 

Basicamente, com o plano você consegue ter uma presença mais frequente e um acompanhamento adequado dos tratamentos. Acima de tudo, você cria uma relação mais próxima e de confiança com esse profissional, acompanhando você e sua família de perto, o que pode contribuir para a identificação de tratamentos que solucionem as suas necessidades. 

 

É por meio de um plano odontologico que você consegue diminuir problemas de saúde como um todo. Afinal, as inflamações e até a mastigação podem impactar na saúde do organismo e na absorção dos nutrientes.

 

Dessa forma, pelos problemas serem prevenidos durante as visitas, a probabilidade do aparecimento é reduzido e - quando ocorre - são identificados com velocidade, otimizando o tratamento.

 

Além de todos esses benefícios você também consegue uma grande economia e maior acesso aos seus tratamentos. Pense da seguinte forma: a orientação é que no mínimo duas visitas ao ano sejam realizadas a um cirurgião dentista para manter a sua saúde bucal em dia.

 

Ou seja, sem o convênio ambas precisariam ser pagas integralmente, além dos exames solicitados e tratamentos necessários. Mais ainda, com a correria do dia a dia é muito comum que deixemos essas visitas de lado por demandar atenção para marcação.

 

Assim, com um plano odontológico a sua frequência ao dentista será muito maior, evitando a presença desagradável de inflamações e obtendo um orçamento mais claro e fixo.

 

Agora que você já sabe como o plano odontológico funciona e todos os seus benefícios, não perca tempo, procure especialistas e escolha o melhor plano odontológico para você, ou para o seu negócio. E, lembre-se: as práticas abusivas cometidas pelos planos de saúde podem ser combatidas judicialmente. 

 

Colaboração: equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

Fale com um especialista e tire suas dúvidas

Entre em contato com o escritório Elton Fernandes – Advocacia Especializada em Saúde em caso de dúvidas sobre os serviços prestados por planos odontológicos, sobre erro médico ou odontológico, cobertura de medicamentos, reajuste abusivo no plano de saúde, entre outros.

 

Não importa se seu plano de saúde é Bradesco, Sul América, Unimed, Unimed Fesp, Unimed Seguros, Central Nacional, Cassi, Cabesp, Notredame, Intermédica, Allianz, Porto Seguro, Amil, Marítima Sompo, São Cristóvão, Prevent Senior, Hap Vida ou qualquer outro plano de saúde.

 

Para falar com um dos nossos especialistas, você pode enviar um e-mail para [email protected]. Caso prefira, ligue para (11) 3141-0440 envie uma mensagem de Whatsapp para (11) 97751-4087 ou então mande sua mensagem abaixo.

 

Siga nossas redes sociais e saiba mais sobre Direito da Saúde:

Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora!   Facebook     Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora! Instagram    Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora! Youtube

Acompanhe o Dr. Elton Fernandes, especialista em ações contra planos de saúde, na imprensa:

 Clique e acompanhe Elton Fernandes no programa Mulheres            Clique e acompanhe Elton Fernandes no programa Santa Receita        Clique e acompanhe Elton Fernandes na Rádio Justiça

Fale com a gente