Elton Fernandes envia representação à OAB-SP contra juiz

Elton Fernandes envia representação à OAB-SP contra juiz

Decisão de magistrado foi alvo de representação enviada à OAB-SP

O juiz Paulo Baccarat Filho, da 3ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, julgou inconstitucional o arbitramento de verba de sucumbência. Decisão foi alvo de representação apresentada pelo advogado Elton Fernandes, professor e especialista em Direito da Saúde

 

No último dia 29 de julho, o advogado Elton Fernandes, professor e especialista em Direito da Saúde, enviou uma representação à OAB-SP contra a decisão do juiz Paulo Baccarat Filho, da 3ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, que julgou inconstitucional o arbitramento de verba de sucumbência.

 

A representação apresentada foi destaque na revista eletrônica ConJur (Consultor Jurídico), que concentra notícias e informações sobre os tribunais, escritórios e o dia a dia do país sob as lentes do Pode Judiciário.

 

No documento envidado à Comissão de Prerrogativas da OAB, o advogado Elton Fernandes lembra o entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal), que afirma: “a verba de sucumbência não só existe como também é aplicada aos advogados públicos”. Além disso, o especialista destaca que a verba de sucumbência pertence aos advogados nos termos da Lei 8.906/1994.

 

O que diz a OAB

Em resposta à representação, apresentada pelo advogado Elton Fernandes, a OAB diz que adentrará como assistente litisconsorte aos autos em que o juiz afirma que a sucumbência é inconstitucional. O objetivo, segundo a Ordem, é buscar não apenas a reversão da decisão, mas valorizar a advocacia e o respeito aos profissionais da classe.

 

Sobre a verba de sucumbência

A verba de sucumbência corresponde ao valor que é pago pela parte vencida para a parte vencedora. Os tribunais de Justiça há anos pacificaram o entendimento de que a verba existe e que esse valor pertence ao advogado que ganhou a causa. O não pagamento da verba ao advogado, inclusive, pode refletir nos clientes, aumentando os custos cobrados para o ingresso de uma ação judicial.

 

Acompanhe na íntegra a denúncia sobre sucumbência, apresentada pelo advogado Elton Fernandes.

Acompanhe na íntegra a sentença proferida pelo juiz Paulo Baccarat Filho, sobre a inconstitucionalidade da verba de sucumbência.

Advocacia especializada em saúde

O escritório Elton Fernandes - Advocacia Especializada em Saúde atua em casos de erro médico ou odontológico, ações contra o SUS, seguros e planos de saúde, inclusive casos de reajuste abusivo, e atende clientes em todo o país.

 

Para falar com um dos nossos especialistas, você pode enviar um e-mail para contato@eltonfernandes.com.br. Caso prefira, ligue para (11) 3141-0440 envie uma mensagem de Whatsapp para (11) 97751-4087 ou então mande sua mensagem abaixo.

 

Siga nossas redes sociais e saiba mais sobre Direito da Saúde:

Elotuzumabe (Empliciti) pela Sul América? Saiba como conseguir!   Facebook     Elotuzumabe (Empliciti) pela Sul América? Saiba como conseguir! Instagram    Elotuzumabe (Empliciti) pela Sul América? Saiba como conseguir! Youtube

Acompanhe o Dr. Elton Fernandes, especialista em ações contra planos de saúde, na imprensa:

 Clique e acompanhe Elton Fernandes no programa Mulheres            Clique e acompanhe Elton Fernandes no programa Santa Receita        Clique e acompanhe Elton Fernandes na Rádio Justiça

Fale com a gente