Como proceder em caso de erro odontológico em clareamento dental?

Como proceder em caso de erro odontológico em clareamento dental?

Paciente vítima de erro médico durante a realização de procedimento odontológico, como é o caso do clareamento dental, pode obter indenização na Justiça.

 

A odontologia estética tem sido cada vez mais procurada nas clínicas especializadas, sendo o clareamento dental um dos procedimentos mais populares. Por esse motivo, é fundamental ficar atento à ocorrência de erro odontológico durante um clareamento dental.

 

Em atendimentos prestados por clínicas, consultórios e profissionais credenciados ao plano de saúde, por exemplo, vale a pena recorrer à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)? Em quais casos é necessário consultar um advogado especialista em erro médico?

 

Quais as causas do erro em clareamento dental?

Dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO) apontam um crescimento de 30% na procura pelo clareamento dental.  Apesar de sua efetividade, é importante estar ciente dos riscos que esses procedimentos, assim como a conduta do profissional responsável, podem causar.

 

São diversos os motivos para se ter um resultado indesejado ou um erro odontológico em clareamento dental, seja por uma ação errada, omissão, mal planejamento, necessidades não averiguadas/mencionadas, dentre outros fatores.

 

A lei classifica esses erros médicos em três categorias: a negligência (não fazer o que deveria ser feito e que era esperado para a situação), a imprudência (fazer o que não deveria ser feito, ação precipitada e sem cautela) e a imperícia (fazer mal o que deveria ser feito, agir com falta de qualificação, apitdão e qualificação). 

 

Dentre os principais riscos ao ocorrer o erro odontológico durante clareamento dental estão:

 

  • Sangramento na gengiva;
  • Manchas superficiais no esmalte;
  • Agravamento de gengivites e periodontites;
  • Queimaduras superficiais na gengiva;
  • Dor e sensibilidade dentária;
  • Modificações no esmalte dentário;
  • Inflamação na polpa dental.

 

A inflamação da polpa tende a ser uma das complicações que mais demanda atenção, por ser localizada na parte mais central do dente e ter ligação com outros tecidos e sistemas, como o vascular e podendo demandar a realização de canal.

 

Para evitar tais complicações, é crucial que o profissional seja especializado e avalie junto ao paciente suas necessidades e histórico. Isso porque, em grande parte, os riscos estão associados à técnica empregada e à quantidade de gel e substâncias clareadoras. 

 

Assim, para escolher o melhor procedimento para clarear a dentição, é fundamental identificar se existe alguma sensibilidade ou predisposição do paciente, reduzindo o grau de clareadores quando for necessário.

 

Existem alguns erros que são mais graves. Por exemplo, o gel clareador mal utilizado pelo profissional pode comprometer toda a arcada dentária do paciente ou causar queimaduras nos tecidos da mucosa.

 

Relação entre erro durante clareamento dental e tratamento ortodôntico

Um erro que ocorre no tratamento estético também pode afetar outros procedimentos que estão sendo realizados ou que precisarão ser feitos, principalmente, quando se trata de clareador dental, em que há a mudança da coloração dos dentes.

 

Exemplo disso é a relação existente entre o clareamento dental e os tratamentos ortodônticos, como os feitos por meio do aparelho dental invisível.

 

Isso porque o aparelho visa melhorar o sorriso/mordida, alinhando a dentição e melhorando aspectos como a oclusão. Ao haver complicações com o clareamento, pode ser necessário para o tratamento ortodôntico por um tempo, devido a sensibilidade.

 

Além disso, o resultado final pode ser prejudicado, visto que muitas vezes o desejo é alcançar o “sorriso perfeito” em relação à estética, e o tratamento quando inadequado pode impactar na coloração dental e remoção de manchas corretamente, pois elas podem ocorrer durante o tratamento com aparelho.

 

Clareamento dental x lente de contato

Para além do clareamento, a lente de contato dental é outro procedimento estético odontológico muito requisitado, proporcionando não só a melhora na coloração da estrutura quanto um melhor alinhamento e tamanho ao sorriso.

 

Isso porque se trata de algo muito inovador e de alto desenvolvimento tecnológico dentro do ramo, no qual finas películas são colocadas sobre os dentes, melhorando trincados e proporcionando uma estética mais harmoniosa.

 

Para realizar o tratamento, é preciso avaliar quanto custa lente de contato dental, os materiais usados e os cuidados necessários antes e após a colocação da lente.

 

Além disso, o profissional pode realizar uma avaliação considerando ambos os tratamentos, clareamento e lente, para que junto ao paciente possam escolher o mais indicado, promovendo ainda mais bem-estar e segurança ao realizar o procedimento.

 

O que fazer em caso de erro em procedimento odontológico?

Muitas pessoas não sabem o que fazer diante de uma situação dessas, ficando receosas e deixando com que o erro e o profissional responsável fiquem impunes. A verdade é que todos devem saber que nesse tipo de situação pode caber um processo indenizatório.

 

Em alguns casos, não fica claro se, de fato, houve ou não uma conduta que resultou em erro médico em procedimento odontológico. Se você está se perguntando, afinal, como descobrir se houve erro médico, saiba que existe uma ação específica para isso.

 

Quando há algum erro relacionado a um tratamento odontológico, o consumidor pode ser ressarcido adequadamente, sendo que o tipo de indenização por erro odontológico pode variar entre dano moral, dano material e dano estético.

 

Para que isso aconteça, é fundamental que o paciente prejudicado procure um advogado especialista em erro odontológico e tome as medidas cabíveis por meio dos direitos do consumidor, em uma ação judicial. 

 

Outros casos de erros em procedimentos odontológicos

Existem alguns erros que são mais graves, por exemplo, o gel clareador mal utilizado pelo profissional, em um clareamento dental, pode comprometer toda a arcada dentária do paciente ou causar queimaduras nos tecidos da mucosa.

 

Nos outros procedimentos, como na colocação de um implante dentário, um erro também pode ser bastante prejudicial, pois ferir a gengiva pode desencadear em uma série de complicações, como sangramento, dor e infecção.

 

Por esse motivo, é crucial avaliar a clínica e profissional responsável pelo procedimento, de modo a identificar sua especialização e expertise no tratamento, o que reduzirá os riscos de erro.

 

Assim, por se tratar de um tratamento essencial, mas que tende a ser mais invasivo, é necessário que haja o devido acompanhamento antes e após o procedimento, verificando a adesão da peça ao corpo e a resposta do corpo, promovendo um melhor pós-operatório e resultado.

 

Em caso de erro odontológico em clareamento dental, é recomendável consultar um profissional que possa orientá-lo juridicamente, como um advogado especialista em plano de saúde (para atendimentos vinculados ao convênio) ou um especialista em Direito da Saúde.

 

Colaboração: conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Dúvidas sobre seus direitos como paciente e consumidor? O escritório Elton Fernandes – Advocacia Especializada em Saúde presta assessoria jurídica online e presencial e poderá orientá-lo sobre seus direitos, casos de erro médico ou odontológico, reajuste abusivo e outros.

 

Se você busca um advogado virtual ou prefere uma reunião presencial, consulte a nossa equipe, você pode enviar um e-mail para [email protected]. Caso prefira, ligue para (11) 3141-0440 envie uma mensagem de Whatsapp para (11) 97751-4087 ou então mande sua mensagem abaixo.

 

Siga nossas redes sociais e saiba mais sobre Direito da Saúde:

 

Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora!   Facebook     Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora! Instagram    Lonsurf coberto pela Bradesco Saúde? Veja agora! Youtube

 

Acompanhe o Dr. Elton Fernandes, advogado especialista em ações contra planos de saúde, na imprensa:

 

 Clique e acompanhe Elton Fernandes no programa Mulheres            Clique e acompanhe Elton Fernandes no programa Santa Receita        Clique e acompanhe Elton Fernandes na Rádio Justiça

Fale com a gente